sexta-feira, 22 de julho de 2011

DIA INTERNACIONAL MANIFESTO À CRIANÇA COM CÂNCER 2011

Eu estou aqui!

A luz da sala está apagada. Eu não sei como cheguei aqui, o motivo não é importante... um incômodo, febre, contusões ... Quem se importa? O importante é que estou aqui ...

EU ESTOU AQUI !!!!!! Eu não sou uma criança, mas eu não sou um adulto ... Eu sou o que eles chamam de "adolescente" em breve alguém "indefinido?".

Uma coisa parece clara: "Eu estou doente", assim dizem os exames médicos... E meu desconforto. Eu não estou sozinho, me disseram que há muitos como eu. Pouco a pouco, espero conhecê-los para que possamos juntos compartilhar os medos, preocupações e realizações, mas na solidão do meu quarto escuro, eu me pergunto se o meu "parceiro nessa dura batalha" será em um hospital para crianças ou adultos.

É engraçado, mais está escrito sobre este período da vida "por tempo indeterminado" e ninguém pensou que em uma situação tão difícil como o diagnóstico de câncer, têm necessidades especiais? Tem alguém aí? Você pode ouvir o meu apelo? Dois dias atrás eu estava com meus amigos, ia à escola, praticava esportes... mas agora ... eu estou aqui.

Por que eu tenho câncer? Talvez se você pudesse falar com alguém da minha idade, alguém que me entende, sabe o quão importante meus amigos, minhas músicas, meus hobbies ... O que as pessoas vão dizer quando me vê? Estou com a minha imagem alterada, caiu o meu cabelo, perdi muito peso ...

Eles dizem que isso vai acontecer quando? Isso parece eterno! E nesse meio tempo, Quem me escuta? Talvez se todos os meninos e meninas que estão na mesma situação discutir em Unidade o Câncer em adolescente seria diferente. A doença ainda seria difícil, mas receberia uma atenção mais específica e especializada, e adequado para nossa idade e especial desta etapa chamado de "adolescência". Não teria que decidir se esta ou aquela de 16 anos será tratada como um adulto ou uma criança ... simplesmente "têm o seu lugar."

Enquanto minha vida se limita aqui nesta sala, eu tento reconstruir o meu mundo que explodiu quase antes de começar a criar mundos, e pensar quantos mais estão agora tentando reconstruir em outras salas frias distantes da minha. Muitas pessoas vão pensar em mim ou a outros mundos de "reconstrução": pais, irmãos, talvez até mesmo alguém que tem em suas mãos a possibilidade de cumprir o meu pedido, também pensando em mim ou em outros como eu ... e refletir em nossas necessidades especiais, as nossas necessidades ... e de lá, começar a imaginar, pensar e acreditamos ser de Unidades de Oncologia para adolescentes no Brasil, e necessário, é possível. Eu estou aqui e você? Você está aí?